sábado, 3 de agosto de 2013

O uso do aço inoxidável e a segurança alimentar

   A facilidade de limpeza, resistência à corrosão, durabilidade e, principalmente, condições higiênicas favoráveis fazem do aço inoxidável o material adequado para aplicação em indústrias alimentícias e de bebidas, unidades de alimentação e nutrição e mesmo em residencias. 
    Quanto se trata de segurança alimentar, um dos principais aspectos levados em conta é a seleção de materiais que entram em contato com o alimento, durante todas as fases de produção e distribuição: recebimento de matéria-prima, estocagem, pré-preparo, preparação, manuseio, e transporte. Para garantir condições adequadas, as superfícies em contato com os alimentos precisam ser lisas, impermeáveis e livres de fendas, trincas e arranhões, que podem reter matéria orgânica.
    O aço inox também atende às especificações da legislação de vários países e norma RDC 216, editada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que determina que as superfícies dos equipamentos, móveis e utensílios utilizados na preparação, embalagem, armazenamento, transporte, distribuição e exposição de alimentos devem ser lisas, impermeáveis, laváveis etc.


Nenhum comentário:

Postar um comentário